Apresentação

O Jogo Digital ECOJUSTIÇA foi elaborado como parte da pesquisa desenvolvida no MECSMA - Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda, pela Mestranda Taciana Santos Lustosa, a qual foi orientada pelo Professor Dr. Adilson Pereira.

A ideia central foi subsidiar a implementação de proposta de educação ambiental crítica, tendo por base o conceito de Justiça Ambiental, a partir da utilização de um jogo jurídico educativo, classificado na modalidade de jogo sério, a fim de permitir a reflexão dos alunos do Curso de Direito sobre como a população mais vulnerável, desprovida de poder, sofre com a maior parte dos riscos ambientais.

É preciso desenvolver um outro olhar dentro das universidades, principalmente nos cursos que tendem a manter metodologias mais tradicionais e que se limitam às aulas expositivas. A utilização de novos recursos tecnológicos poderá enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, possibilitando a apropriação de conceitos e significados pelos alunos por meio de novas ferramentas pedagógicas.

A proposta desenvolvida no Mestrado surge com o intuito de descobrir se o Jogo ECOJUSTIÇA propiciaria otimização das metodologias empregadas nos cursos de Direito. Neste sentido, a gamificação do ensino permite o uso da lógica dos jogos para se atingir um propósito.

Há previsão na RESOLUÇÃO No 5, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2018 do Conselho Nacional de Educação, 2018, que trata das Diretrizes Curriculares dos Cursos de Direito, sobre a necessidade de abordar temas transversais nas disciplinas. A referida norma, em seu artigo 2º, parágrafo 4º dispõe:

4º O PPC deve prever ainda as formas de tratamento transversal dos conteúdos exigidos em diretrizes nacionais específicas, tais como as políticas de educação ambiental, de educação em direitos humanos, de educação para a terceira idade, de educação em políticas de gênero, de educação das relações étnico-raciais e histórias e culturas afro-brasileira, africana e indígena, entre outras.

As temáticas da Justiça/Racismo Ambiental, por guardarem características de transversalidade, permitem estabelecer relações entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados e refletir sobre questões ligadas à vida real.

Vale destacar que, temas transversais não constituem uma disciplina específica dos cursos. Assim, o JOGO ECOJUSTIÇA será utilizado para o ensino dos referidos temas em disciplinas da matriz curricular dos Cursos de Direito, já que as mesmas, em conformidade com o previsto na supracitada resolução, devem ter seus conteúdos impregnados de temas transversais ligados à cidadania, aos problemas sociais, às questões de políticas ambientais e à educação em direitos humanos.

Ademais, considerando que os referidos temas também são interdisciplinares, o jogo pode ser aplicado em outros Cursos do Ensino Superior e até mesmo no ensino médio a fim de desenvolver nos alunos uma visão crítica a respeito dos conflitos ecológicos distributivos.

Cumpre ainda ressaltar que, o produto de ensino já foi aplicado e testado junto aos alunos do Curso de Direito do UNIFOA e apresentado para os alunos dos Programas de Mestrado e Doutorado em Educação da UNIR (Universidade Federal de Rondônia).

Além disso o referido produto de ensino também foi aprovado pelo INSTITUTO INNOVARE como prática voltada à educação em direitos.  Acesse pelo link: https://www.premioinnovare.com.br/busca-praticas?name=jogo%20ecojusti%C3%A7a&edition=19&category=open&state=RJ&situation=1.

O jogo pode ser acessado nos seguintes idiomas: português e inglês. Todo o material necessário para se apropriar dos conteúdos abordados nas questões do game estão disponibilizados neste site.

Autores do Jogo:

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Professor Dr. Adilson Pereira

Doutorado em filosofia - área de Ética - UGF/RJ, Mestrado em filosofia, área de Ética, Especialista em História da Filosofia UGF/RJ, Licenciatura em Filosofia - UNIFAI /SP. MBA em RH e Marketing - UGF, Docente Ensino Superior da FAETEC/RJ - atuando no Ensino Médio da Escola Técnica Estadual Amaury César Vieira, Docente no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente - UniFOA. Experiência como Docente do Ensino Superior na área de Saúde (Graduação em Medicina, Enfermagem e Educação Física), na área jurídica (graduaçõ em Direito), além da experiência docente em Cursos de Pós-Graduação da Área de Saúde, Jurídica, Gestão e Educação. Membro do Banco de Avaliadores do INEP/MEC na qualidade de Avaliador Institucional e Avaliador dos Cursos.

 

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Taciana Santos Lustosa

Mestre em Ensino em Ciências da Saúde e Meio Ambiente do UniFOA. Pós-graduada em Direito Processual Civil pela UCAM - Universidade Cândido Mendes. Pós-graduada em Direito em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela UCAM - Universidade Cândido Mendes. Graduada em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Servidora Pública Federal do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região no cargo de Oficial de Justiça Avaliador. Foi Procuradora do Município de Barra Mansa pelo período de cinco anos. Foi Professora Universitária das Faculdades de Direito do UNIFOA e do UGB - Centro Universitário Geraldo Di Biase.